Concurso
ufpr
CURITIBA - PR
2006
Segundo o artigo 52 da Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional do Brasil As universidades são instituições pluridisciplinares de formação dos quadros profissionais de nível superior, de pesquisa, de extensão e de domínio e cultivo do saber humano. São espaços do saber onde se unem, encontram e transformam todos os saberes da Humanidade.
Este conceito de “Universo”, que todas as instituições de ensino superior buscam, se manifestaram em espaços muito variados através dos tempos. Já foram espaços similares a claustros religiosos na Espanha do século XV. Transformaram-se em colégios aristocráticos na Inglaterra do século XVIII. Com a revolução industrial e a necessidade de grande produção de conhecimento técnico científico por parte das
instituições de ensino superior, surgiram as cidades universitárias, afastadas dos centros urbanos, quase bairros autônomos com vida própria. Este último modelo foi amplamente utilizado nas universidades norte americanas e incorporado ao sistema brasileiro de ensino superior adotado principalmente a partir dos anos 40 do século XX. Esta conformação espacial adota a divisão da estrutura funcional das Universidades em departamentos distribuídos através de edifícios isolados dentro do campus universitário.
Buscando contrapor-se a este modelo tradicional de campus, isolado do seu entorno e por consequência da cidade, a presente proposta de anteprojeto para o “Novo Campus Cabral – UFPR” procura apoderar-se da palavra “Novo” em seu lançamento conceitual de espaço. A implantação da proposta incorpora o conceito de campus universitário com edifícios independentes abrigando departamentos e usos
específicos, mas ao mesmo tempo busca uma “conversa” constante com o espaço urbano circundante.
Dois eixos organizadores espaciais importantes são os de lançamento da proposta, um longitudinal que liga o encontro das Ruas Bom Jesus e Paraguassu até a Praça Brigadeiro do Ar Mario Calmon Eppinghaus ( o eixo de ligação da cidade) e outro transversal a este ( o eixo de ligação das áreas verdes circunvizinhas) ligando as ruas José de Alencar e Almirante Tamandaré.