top of page

Concurso

bienal aroztegui

MOBI

ITAJAÍ - SC

2015

A IX Bienal José Miguel Aroztegui, realizada no ano de 2015, junto ao XIII Encontro Nacional e Latino-Americano de Conforto no Ambiente Construído (ENCAC), trouxe  como tema: ‘‘Abrigos de Emergência.’’ 

 

Focada neste assunto, a Bienal elaborou um concurso voltado a estudantes, para que estes pudessem desenvolver projetos que contemplassem além da característica emergencial, a preocupação com  o conforto da habitação.

O MOBI, módulo bioclimático, é um projeto idealizado para este concurso. Ele contempla as necessidades básicas dos desabrigados em uma situação emergencial, levando em consideração, principalmente, as condicionantes oriundas da inserção na cidade de Itajaí - SC.

Responsáveis pela elaboração conceitual, concepção geral e produção gráfica, atuaram no projeto os estudantes de arquitetura Anderson Beuting, Eduardo João Berté e João Gabriel Feres Dagostini.

 

Orientando o trabalho, Marcelo Galafassi, professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí, foi também, juntamente com Carolina Rocha Carvalho, responsável pelas adequações do módulo na qualidade de energeticamente eficiente, pelas estratégias de conforto ambiental inseridas e seu consequente baixo consumo energético.

O professor Marcio Bittencourt, também atuante no curso de Arquitetura e Urbanismo na  Universidade do Vale do Itajaí, foi colaborador na fase de concepção do projeto, auxilindo na inserção de diretrizes condizentes com a característica de moradia emergencial.

bottom of page